Durante esses dias, eu estava observando o quanto a música é utilizada pelos seres humanos e o quanto ela nos faz conhecer um pouco das pessoas e do mundo que nos rodeia. Independentemente do tempo que temos e do quanto nossas vidas estão cheias de compromissos que precisam ser cumpridos, sempre há um tempo para escutá-las, porque elas acabam por fazerem parte da nossa rotina. Então, partindo dessa premissa, começo a observar sobre a influência que estas possuem em nosso viver.
A música, observada pelo lado de sua constituição material, acaba por ser uma poesia cantada; versos que são escritos por inspiração em alguém ou em algo (que aconteceu ou que possa estar acontecendo com o escritor e que traz a luz uma obra), que possuem pronúncias em suas palavras que acabam por harmonizar umas com as outras, e estas com sons de outros instrumentos, que acabam por se unirem e formarem uma poesia em suas próprias linguagens.
E é incrível que, ao observar as músicas, percebemos como elas influenciam o nosso modo de ser, porque ela realmente nos leva a um certo caminho, abrindo de certa forma o nosso interior, seja com memórias ou com sentimentos que antes ficavam guardados a sete chaves ou aqueles que só precisavam de um incentivo para se mostrarem. Com suas mágicas e magníficas facetas, a música em si nos leva a conhecer lugares e pessoas diferentes, novos mundos que se desvelam ao nosso conhecer.
A música também nos faz diferentes e acaba por mostrar um pouco de cada e ao mesmo tempo um pouco de todos. E por ela acabar nos caracterizando de certa maneira, é até comum escutar algumas músicas para recordar de algumas pessoas que hoje podem não estar tão próximas e acabar por ‘matar’ a saudade que há dentro de nós. E ela também acaba por marcar algumas datas, como 1º dia de namoro, casamento, aniversário da prima, o dia que conheceu Fulano, o que faz da música ter uma função nostálgica em nós.
A música é fruto do nosso cotidiano e influencia toda a nossa vivência, então é preciso observar bem o que está escutando para que você possa refletir sobre como você está e onde é necessário melhorar em você. E tome cuidado com determinados tipos de sons, e ao meu modo de ver estes tipos não são músicas, pois não se constituem de poesias cantadas, mas sim de meras baixarias usadas com sons.
See you later ;]