sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mundo Real x Mundo virtual

Mundo Real x Mundo Virtual

Um dia desses, mexendo no Formspring (um local onde troca-se perguntas, diga-se assim), recebi uma pergunta que dizia o seguinte ‘Você possui mais amigos reais ou virtuais?’ e daí começou minha reflexão sobre o que é mundo real e virtual e para te falar a verdade, acabei não chegando bem a uma conclusão de que se ambos são mundos diferentes ou apenas formas diferentes de se relacionar no mesmo local.

O mundo das comunicações tem encontrado cada vez mais formas de trazer comunicação, e um dos meios mais usados hoje é a Internet, coisa que acaba sendo óbvia de se falar visto como é incrível o desenvolvimento cibernético acelerado nesses dias, mas onde está a conseqüência desse desenvolvimento. E é desse pressuposto que começo a minha dissertação, diga-se assim.

Com novas formas de comunicação, e nesta estou focando principalmente na Internet, acontece a primeira conseqüência: a de aproximar pessoas que antes acabavam por ficarem distantes no espaço geográfico e trazer conhecimento cultural de outros lugares. Um exemplo disso é que parentes que estão em países distintos podem se comunicar em tempo real, através de dispositivos de imagem e som, e ‘matar’ um pouco da dor da saudade. Através desse modo, as pessoas também podem conhecer pessoas de outros países, conhecer diversos tipos de culturas (linguagem, estilos musicais,...) diferentes e acaba por se tornar um atrativo.

Porém, muitas pessoas acabam por entrar na segunda conseqüência: a de afastar de sua vida natural e acabar por criar uma vida, completamente diferente da sua, na internet para ganhar certa popularidade e fama, ou sabe lá o que, e acaba por se tornar viciado em uma mentira criada por elas mesmas. 
Quando isso acontece, muitas vezes as amizades do ‘mundo real’, isto é, aquelas pessoas que estão sempre ali, acabam por se tornar pessoas meramente desnecessárias, apenas conhecidas de uma ‘vida anterior’. Isso é ruim, porque as pessoas acabam criando um mundo imaginário, irreal e passa a viver apenas de aparências pra agradar ao ‘público’ que o espera e o aplaude. Todas suas ações passam a se tornar forçadas e acabam, do meu ponto de vista, a se tornarem chatas demais, porque tudo que é forçado demais cansa.


E uma terceira conseqüência, e do meu ponto de vista é a parte boa (porque eu entro nessa parte haha) é que a internet passa a se tornar uma inclusão ao seu mundo e não outro mundo diferente. Você passa a mostrar o que você é realmente e não o que você pensa ser e com isso você encontra pessoas com gostos comuns aos seus. Não se torna um mundo diferente do teu, pois os ‘amigos virtuais’ só são assim por causa da distância, mas se tornam amigos verdadeiros, como se você fosse de perto, porém esses amigos se tornam amigos a mais e NÃO amigos substitutos. Num traz um sucesso imediato, como se você fosse viver nesse novo mundo, mas aos poucos as pessoas vão te conhecendo e vão vendo as suas virtudes e passam a te admirar realmente, porque percebem que não é algo forçado, e sim algo natural.

E daí acaba minha resposta à pergunta que recebi no formspring: Não tenho amigos virtuais, todos são reais pra mim, porém alguns estão distantes e a forma mais fácil de comunicar é por internet. Cabe a você decidir viver em um mundo ou em dois, ou até viver no mundo da Lua. Eu prefiro viver no mundo real, encontrando pessoas reais que mostram realmente como é viver e ter amigos.

See you later..
:]

4 comentários:

  1. Não.. É texto da minha autoria mesmo!! :]

    ResponderExcluir
  2. aah, eu acho que essa barreira virtual x real nunca existiu. as pessoas que têm necessidade de classificar as coisas demais. beijos, Arhtur! :*

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, só tem umas falhas pequenas de concordância, quase não se percebe. Estou também fazendo um texto com esse tema, o principal é sustentabilidade, o sub-tema é Tecnologia da informação, então achei bem interessante colocar um tópico falando sobre esse conflito, procurando informar sobre o mundo que existe lá fora. Acho o tema muito interessante e no seu texto, dá para tirar muitas idéias boas, falei isso tudo, mas só queria dar meu parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir