segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PESSOAS REAGEM A INCENTIVOS




Nesses dias, em meio a toda essa correria, estava estudando na faculdade e minha professora de Economia ( profª Tati Diesel, gente boa pakas) passou um princípio de economia que me trouxe bastante reflexão, apesar de ser algo simples: PESSOAS REAGEM A INCENTIVOS. Porém, eu não peguei esse princípio apenas no modo econômico, mas decidi pegar esse princípio para a convivência social e percebi (de maneira óbvia, diga-se por sinal), que esse princípio ocorre em toda a sociedade, até mesmo no relacionamento cotidiano.
Pode-se perceber que se alguém na família já acorda com stress a flor da pele, na maioria das vezes a família acaba por ficar mal humorada naquele dia, por causa do péssimo incentivo que esse alguém trouxe pra família. E é incrível como, na maioria das vezes, as pessoas reagem muito mais aos incentivos ruins, seja um palavrão solto por um motorista no trânsito ou uma frustração ocorrida no dia, aquilo já fez com que a pessoa ficasse de cara terrible fechada e impedisse as pessoas de se aproximarem desta.


Mas uma coisa que eu percebi, é que se trazermos incentivos bons às pessoas, também funciona rapidamente, sabia? As pessoas também reagem a esses incentivos e eles podem mudar até a forma com que as pessoas te vêem e como elas te tratam. Tudo depende dos incentivos que você traz, seja um sorriso, seja um abraço ou quem sabe até um 'bom dia' que seja.

 Pensando nesses incentivos bons, eu me recordei duma história mega super engraçada que ocorreu há uns tempos atrás: Eu tenho uma super amiga e sempre conversávamos e sem nenhum interesse de namoro ou algo assim, mas a mãe dela não gostava muito da nossa proximidade, e não ia de maneira alguma muito com minha cara. Daí, toda vez que eu encontrava com a mãe dela, eu chegava e era super educado com ela e falava que ela estava bonita com a roupa que ela estava, e desejava um ótimo dia. Daí certa vez, minha amiga me contando, que ela estava vendo minhas fotos na internet e a mãe dela viu e falou ‘Nossa, esse amigo seu é uma graça de pessoa, que garoto educado’. Minha amiga literalmente achou que eu havia feito uma macumba, porque a mãe dela virou minha amiga.

E após esse pequeno aprendizado que espero ter passado pra vocês, lhes convido a fazer uma pequena reflexão: Que tipo de ambiente você vive? Um ambiente bom ou ruim? Quer mudar esse ambiente para melhor? Lembre-se: Você é responsável pelo ambiente que você está, você pode ‘quebrar’ o gelo que está naquele ambiente. Bastam apenas pequenos incentivos!
‘Fica essa reflexão pra você!’ -> *Depois me lembrem de contar a história dessa frase! Haha*
See you later..

5 comentários:

  1. Realmente é bem isso mesmo'
    Plantamos aquilo que colhemos, assim como somos consequencia de tudo aquilo que venha a intervir em nossa vivência.
    Sempre devemos estar dispostos a mudar nossa vida para melhor, até mesmo focando em pequenos detalhes do nosso cotidiano, para que assim passemos a viver muito melhor e em equilibrio e em paz com nosso interior.

    Texto muito bom.
    Parabéns!
    Seguindo aqui'
    Se quiser passe no meu blog, ele está de portas abertas!
    Beijos !'

    ResponderExcluir
  2. Legal o texto,lembrou me de uma das palavras do Bispo Robson,para sermos pessoas pro-ativas e não reativas.

    ResponderExcluir
  3. aah, super-concordo com isso. gostei, Arthur. beijos! :*

    ResponderExcluir
  4. fica essa reflexão ae pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Sou sua fã.

    Vc é uma dessas pessoas super agradáveis de se estar.

    =)

    Bjuu, Dulce.

    ResponderExcluir